Versão 6 da IPBrick já está no mercado

· Joana Cruz @ 18 Sep
É a primeira solução no mercado de comunicações empresariais que parte da rede social corporativa para todas as formas actuais de comunicação e trabalho colaborativo. Uma visão que o CEO da empresa considera ser inovadora a nível mundial.
No final do passado mês de Julho chegou ao mercado a versão 6 do IPBrick, uma solução que dá também o nome a esta empresa portuguesa. A nova release foi a que mais tempo demorou a ser produzida. Os primeiros desenvolvimentos desta versão já têm quase três anos. O investimento também foi o maior de sempre na história da IPBrick: um milhão de euros.

Raul Oliveira, CEO da IPBrick, mostra-se satisfeito com o esforço realizado e reconhece que «o resultado final é espectacular e o salto tecnológico tão grande que valeu a pena». O gestor acredita que vão aparecer mais utilizadores, fruto das soluções inovadoras e das melhorias que o produto traz (ver caixa).
No entanto, a geração 5 do IPBrick foi a versão com maior duração de sempre na tecnologia portuguesa, sendo uma geração muito estável e robusta, motivos que levam o CEO a admitir que também terão muitos utilizadores a usar esta versão durante os próximos anos.
Importa referir que a versão 5 do IPBrick surgiu em 2009; seguiram-se as versões 5.1 (2010), 5.2 (2011), 5.3 (2012), 5.4 (2013) e 5.5, já em 2014.
A versão 5 desta solução open source foi analisada pela IDC. Neste momento, a tecnológica está em contacto com a Gartner para realizar uma análise ao produto, visto que «esta é a melhor de todas as versões alguma vez produzidas pela IPBrick, reunindo 14 anos de experiência e uma visão mais madura do que são as comunicações empresariais», explica o CEO.
No novo IPBrick 6, as funcionalidades passaram a estar organizadas em quatro áreas principais, comunicações unificadas; mail & groupware; gestão de documentos/processos e rede social corporativa.
A integração entre esses quatro quadrantes tecnológicos é o principal ponto de diferenciação da concorrência no mercado. «A nossa concorrência não tem soluções de comunicações unificadas com integração com uma rede social corporativa. A nossa concorrência não tem soluções de correio electrónico com integração com a gestão documental/processos, fazendo convergir as soluções de mail achiving e gestão documental, e com a possibilidade de arrancar e controlar a evolução de processos a partir de mensagens de correio electrónico», explica Raul Oliveira, acrescentando que a IPBrick é «a primeira solução no mercado das comunicações empresariais que parte da rede social corporativa para todas as formas actuais de comunicação e trabalho colaborativo». Esta visão da IPBrick sobre as comunicações empresariais é inovadora a nível mundial.
A aplicação mais destacada da versão 6 é o IPBrick Cafe. «Entre os utilizadores que começaram a usar as versões beta e as várias release candidates, a aplicação de rede social empresarial, integrada com as comunicações unificadas, e como porta de acesso a todas as soluções IPBrick, é a estrela da versão 6. Para além de ser uma interface que pode ser usada em todo o tipo de dispositivos, inclusive os smartphones.»
Crescimento de 20%
Em 2013 a tecnológica facturou um pouco mais de 2 milhões de euros. As estimativas do CEO da IPBrick para este ano apontam para um crescimento de 20%. As previsões assentam na quantidade de projectos já confirmados e no facto de a nova versão, com todas as novas funcionalidades e melhorias introduzidas, ser uma ajuda para incrementar as vendas.
Com mais de 6500 clientes, representando um universo de 1,3 milhões de utilizadores diários, a solução da empresa portuguesa tem implementações nos cinco continentes. Já ultrapassa as instalações em 50 países. O último país a fazer parte deste mosaico foi a Venezuela.
O mercado internacional representa cerca de 20% da facturação da empresa. Raul Oliveira explica que as implementações no estrangeiro raramente contam com a colaboração da empresa, motivo pelo qual essa facturação só é referente ao software, que por sua vez já conta com o respectivo desconto para o canal de distribuição internacional. «Em números redondos, as vendas de software para o estrangeiro já são equivalentes às vendas para o mercado nacional», diz o gestor.
As vendas de IPBrick em Portugal e no mundo são sempre feitas através de parceiros. Nalguns países são só revendedores, noutros já possuem distribuidores. Há também alguns parceiros OEM, o que significa que a solução IPBrick é comercializada nalgumas partes do mundo com outra marca. Por exemplo na Índia a IPBrick chama-se IPBloc, em Israel Vega IP e na Argélia Icosnet. Estes fabricantes OEM têm também o seu próprio canal de distribuição.
A tecnológica tem cerca de 150 parceiros certificados em Portugal; no estrangeiro o número de parceiros certificados ronda os 20, entre master resellers e distribuidores. Raul oliveira explica ainda que em muitos países os parceiros distribuidores certificados pela IPBrick certificam eles próprios os seus revendedores, como acontece em Espanha, no Benelux, em Israel, na Índia, na Argélia, em Angola, na Malásia ou no Reino Unido.
Três projectos nacionais recentes com IPBrick
Agência para a Modernização Administrativa (AMA). A IPBrick está a implementar uma solução de contact center, que foi implementada recorrendo à integração nativa entre as comunicações unificadas e a gestão de documentos/processos.
Centro Hospitalar de São João no Porto. A solução está a ser usada para o correio electrónico e ferramentas colaborativas por cerca de 6500 utilizadores.
Águas da Região de Aveiro (ADRA). A solução de call center está assente na solução de comunicações unificadas IPBrick, com sistema de recolhas automáticas de contagens directamente dos utentes, na qual recentemente se integrou uma solução de TTS da Voice Interaction, um fabricante nacional.
Principais novidades da versão 6
Rede social corporativa. O IPBrick.Cafe é a área social, um espaço para mensagens de interesse global para a organização, uma área de notícias/informação, com possibilidade de gerir a conta e perfil do utilizador ou links para todas as aplicações com sistema single sign-on.
Integração com comunicações unificadas. O Cafe tem um sistema de gestão de presença multicanal integrado, permitindo ver a disponibilidade dos utilizadores nos diversos serviços: voz, vídeo, e-mail e chat.
WebRTC. Videochamadas sem necessidade de instalar qualquer software no PC, tablet ou smartphone. É requerido um browser com suporte para WebRTC (hoje em dia Chrome ou Firefox). Com uma extrema simplicidade, as videochamadas fazem-se via Cafe a partir da empresa e via PuP do exterior para dentro da empresa.
Mobilidade. Com a nova versão todos os smartphones da organização podem estar permanentemente ligados à central de comunicações unificadas com toda a segurança. O mesmo mecanismo passa a ser usado para os telefones IP remotos. Desta forma a IPBrick 6.0 garante o suporte para gerir certificados SSL de todos os clientes VoIP (SIP). A passagem de um smartphone da rede Wi-Fi para a rede 3/4G é transparente para o utilizador (mantendo a segurança de uma VPN SSL).
Página UCoIP Pessoal (PuP). Cartão de visita digital. Tem todos os canais de comunicação integrados de forma segura e à distância de um clique. Acessível e com um design personalizável por empresa, departamento ou indíviduo.
E-mail & Groupware. Permite o acesso fácil a toda a informação através de multiplataformas, Thunderbird, Outlook, acesso Web e dispositivos móveis: Android e IOS, independentemente do sistema operativo. Integração com dispositivos móveis e Outlook 2013 utilizando o protocolo EAS (Exchange ActiveSync). Interface gráfica com novo layout e múltiplas interfaces (dinâmica, básica, smartphone e minimalista).
IPBrick.BPM (iPortalDoc). Interface gráfica completamente renovada e simplificada, o que torna esta solução para a gestão de processos de negócio mais intuitiva.
E-mail Archiving. Nova solução para arquivo e gestão de e-mails, com uma renovada interface para classificação e/ou encaminhamento. Permite gravar todos os e-mails enviados e recebidos, notifica os utilizadores sobre os e-mails a aguardar resposta. Estas notificações podem ser definidas por utilizador, tipo de entidade, cliente, fornecedor ou período de tempo. Sendo que todos os e-mails são geridos independentemente dos utilizadores envolvidos. Permite ainda associar e-mails a documentos/processos, bem como pesquisar e-mails numa interface própria.
Link da notícia: http://www.semanainformatica.xl.pt/infra-estrutura/infra-estrutura/versao-6-da-ipbrick-ja-esta-no-mercado
In Semana Informática

  Notícias

RSS Feed
Install the CAFE on your iPhone: tap and then Add to homescreen