Notícias

RSS Feed
    181-190 de 216 resultados
  • Na Agência Portuguesa do Ambiente, 750 pessoas utilizam diariamente a tecnologia IPBRICK
    · Joana Cruz @ 21 Jan
    A Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) procurava uma solução que lhes permitisse interligar os sistemas de voz fixa já existentes, num total de 23 edifícios, e que lhes permitisse uma redução substancial dos custos das comunicações entre delegações.
    Após a fusão dos vários organismos públicos que constituem a atual APA, tornava-se necessário interligar todos os sistemas de voz fixa já existentes, num total de 23 edifícios. Perante este desafio concluiu-se que a solução de voz já existente na extinta ARH Alentejo, baseada em IPBRICK, era a que iria permitir integrar todas as soluções com base nos recursos internos, (ex: redes de comunicações de dados), com custos mais reduzidos. Outro dos motivos que levou a APA a optar por uma solução baseada em IPBRICK foi o facto de estarem a adquirir um equipamento que não ficará obsoleto, e quando a APA quiser avançar para uma solução totalmente IP, esta tecnologia já estará preparada para esse salto.
    É de destacar a grandeza da implementação da tecnologia IPBRICK na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.. Estamos a falar de 17 servidores IPBRICK numa rede geograficamente dispersa, integrando cerca de 750 colaboradores. Uma implementação que durou cerca de dois meses, e incluiu duas semanas de formação para que três técnicos se tornassem completamente autónomos na gestão da tecnologia. Os vários escritórios da APA têm servidores IPBRICK.GT a funcionar como media gateway, ligando com as centrais telefónicas já existentes e à rede pública de telefones (PSTN), bem como desempenham funções de PBX IP. Desta forma foi possível alargar o leque de formas de comunicação sem desperdiçar as máquinas de telefonia já existentes. A grande vantagem é que a tecnologia IPBRICK permitiu reduzir custos em comunicações, custos de licenciamento bem como custos de manutenção e aquisição. Para além disso esta solução não está associada a um operador, dando à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. total liberdade para escolher o/ou os operadores que ofereçam preços mais competitivos.
    A APA está ainda a utilizar ativamente a Rede Social Corporativa da IPBRICK, o CAFE, para a gestão das comunicações: Voz, Vídeo, E-mail e Chat.
  • Agendadas as próximas formações avançadas de IPBrick e iPortalDoc para breve!
    · Joana Cruz @ 13 Jan
    Formação de IPBrick e iPortalDoc

    As formações decorrem no Porto, em horário laboral (das 9:30 às 18:30, e destinam-se a clientes e/ou parceiros interessados em aprofundar os seus conhecimentos e a melhorar a administração destas soluções.
  • Grupo Monolith reduz custos com chamadas internacionais graças à tecnologia IPBrick
    · Joana Cruz @ 30 Dec
    Comunicações mais baratas, elevado retorno do investimento, investimento em tecnologia standard e não proprietária.
    O desafio colocado à IPBrick, pelo grupo industrial Alemão que se dedica à comercialização de produtos Alimentares do Leste Europeu, e conta com várias filiais espalhadas pelo Mundo, passava por reduzir os custos das comunicações de voz e dados entre as várias filiais espalhadas pelo mundo, bem como melhorar a segurança das mesmas.
    Mas existiram múltiplas razões e características que desde logo motivaram a expansão desta solução como, por exemplo, a multiplicidade de serviços de Gateway, Proxy, Servidor Web, Mail Relay, Telefonia e Fax, que são desenvolvidos numa plataforma de interoperabilidade e respeitando os standards de mercado, num conceito inovador, garantindo assim o investimento para o futuro. Para resolver o problema da segurança no acesso à Internet, o Grupo Monolith tem uma IPBrick.C que funciona como Proxy e Firewall, ligando-se à Internet. Em relação à telefonia, atualmente, as filiais em Portugal, Chipre e Reino Unido têm IPBrick.GT - a Central de Comunicações Unificadas - que lhes garante as comunicações VoIP e a ligação à telefonia tradicional (PSTN). A IPBrick.GTII localizada na Alemanha faz de Media Gateway, fazendo a interligação com a central telefónica já existente e a rede pública de telefones (PSTN). Vantajoso ainda é o facto de estas comunicações serem a custo zero, pois as ligações à IPBrick.GTII são todas gratuitas. Mas esta tecnologia vai ainda mais longe, ao permitir que um colaborador que se encontre no Chipre, e pretenda fazer uma chamada para um número local na Alemanha, ligue para a filial Alemã (gratuitamente) pois a IPBrick.GT encaminha a chamada para o número pretendido, ficando a ligação ao preço de uma chamada local.
    Desta forma, o Grupo Monolith tem uma tecnologia moderna, baseada em Open Source, que proporciona custos de chamadas muito reduzidos. Mais ainda, tem uma tecnologia com carimbo português que tem vindo a afirmar-se em todo o mundo.
  • IPBRICK na Feira do Empreendedor de 27 a 29 de Novembro
    · Joana Cruz @ 17 Nov
    IPBrick na Feira do EmpreendedorA IPBRICK irá estar presente na 17ª Feira do Empreendedor que se realiza no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 27 e 29 de Novembro. Durante o evento irão estar em destaque as soluções que integram o conhecido quadrante mágico [Comunicações Unificadas, Gestão de Documentos/Processos, E-mail & Ferramentas Colaborativas e uma Rede Social Corporativa] e poderão inclusive ser testadas algumas das funcionalidades. Entre os dias 27 e 29 de Novembro, das 14h30 às 20h todos os caminhos vão dar ao stand 58C do centro de Congressos da Alfândega do Porto. Subordinado ao tema “Born GLOBAL” o evento é uma organização da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), através da marca Academia dos Empreendedores, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP,IP) e visa promover o empreendedorismo.
  • Formação iPortalDoc
    · Joana Cruz @ 05 Nov
    Formação iPortalDoc
  • O iPortalDoc como software de suporte à gestão da Qualidade nas escolas
    · Joana Cruz @ 28 Oct
    "O iPortalDoc como software de suporte à gestão da Qualidade nas escolas" é o tema que Marta Sousa, Key Account Manager na IPBRICK, vai apresentar no evento que visa promover o Sistema de Gestão da Qualidade para as escolas. O evento terá lugar no próximo dia 30 de Outubro, quinta-feira, a partir das 14h30, no auditório da escola João Gonçalves Zarco, em Matosinhos. Esta é uma oportunidade de conhecer o processo de certificação e todas as vantagens que traz às escolas.
  • Primeira vídeoconferência IPBRICK, via PuP, usando WebRTC
    · Joana Cruz @ 17 Oct
    VideoconferenciaMais um momento que fica para a história da IPBRICK. Primeira vídeoconferência IPBRICK, via PuP (Página UCoIP pessoal) usando WebRTC.
    A nova PuP da IPBRICK (página UcoIP pessoal) é o tão aguardado cartão de visita digital. Tem todos os canais de comunicação integrados de forma segura e à distância de um clique. Muito acessível e com um design personalizável por empresa, departamento ou individuo.
    Como funciona?
    Só precisa substituir o “@” por um ponto “.”
    Digitando um simples endereço web no browser, p.e. “info.ipbrick.com” (em vez de info@ipbrick.com), consegue contactar a pessoa que pretende através de várias formas de comunicação, sem a necessidade de memorizar diversos endereços (endereço de correio electrónico, endereço skype, números de telefone e links em páginas da empresa).
  • IPBRICK candidata projeto IPBRICK.CAFE ao prémio produto inovação COTEC 2014
    · Joana Cruz @ 09 Oct
    Promovido pela IPBRICK, o IPBRICK.CAFE é um projeto inovador que tem por objectivo investigar e desenvolver uma nova experiência de comunicações unificadas em ambiente de Intranet, assente em tecnologia IPBRICK, que possibilite às empresas melhorarem a forma como comunicam e tornando-as mais produtivas na utilização dos meios de comunicação de que dispõe no seu dia a dia. O IPBRICK.CAFE é para os utilizadores um interface corporativo de comunicações, onde estão agregados todos os serviços de comunicações unificadas da organização, apresentando-os de uma forma fácil e útil para as organizações. O IPBRICK.CAFE vai mudar a experiência de comunicações, colocando cada serviço de comunicação no seu sítio, integrando-os, dando-lhes uma forma de ubiquidade.
    O Prémio Produto Inovação é promovido pela COTEC e pela NORS e tem como objectivo central o de premiar e divulgar publicamente produtos (bens ou serviços) inovadores ou famílias de tais produtos desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras, de qualquer dimensão, que operem em Portugal.
  • Gestão Documental e Colaborativa e Integração de Processos com o Primavera
    · Joana Cruz @ 02 Oct
    A Gestão Documental e Colaborativa e Integração de Processos com o Primavera é o tema que a IPBRICK vai apresentar no dia 7 de Outubro, em Braga, durante o evento “Make it Happen”, organizado pela F3M.
  • Versão 6 da IPBrick já está no mercado
    · Joana Cruz @ 18 Sep
    É a primeira solução no mercado de comunicações empresariais que parte da rede social corporativa para todas as formas actuais de comunicação e trabalho colaborativo. Uma visão que o CEO da empresa considera ser inovadora a nível mundial.
    No final do passado mês de Julho chegou ao mercado a versão 6 do IPBrick, uma solução que dá também o nome a esta empresa portuguesa. A nova release foi a que mais tempo demorou a ser produzida. Os primeiros desenvolvimentos desta versão já têm quase três anos. O investimento também foi o maior de sempre na história da IPBrick: um milhão de euros.

    Raul Oliveira, CEO da IPBrick, mostra-se satisfeito com o esforço realizado e reconhece que «o resultado final é espectacular e o salto tecnológico tão grande que valeu a pena». O gestor acredita que vão aparecer mais utilizadores, fruto das soluções inovadoras e das melhorias que o produto traz (ver caixa).
    No entanto, a geração 5 do IPBrick foi a versão com maior duração de sempre na tecnologia portuguesa, sendo uma geração muito estável e robusta, motivos que levam o CEO a admitir que também terão muitos utilizadores a usar esta versão durante os próximos anos.
    Importa referir que a versão 5 do IPBrick surgiu em 2009; seguiram-se as versões 5.1 (2010), 5.2 (2011), 5.3 (2012), 5.4 (2013) e 5.5, já em 2014.
    A versão 5 desta solução open source foi analisada pela IDC. Neste momento, a tecnológica está em contacto com a Gartner para realizar uma análise ao produto, visto que «esta é a melhor de todas as versões alguma vez produzidas pela IPBrick, reunindo 14 anos de experiência e uma visão mais madura do que são as comunicações empresariais», explica o CEO.
    No novo IPBrick 6, as funcionalidades passaram a estar organizadas em quatro áreas principais, comunicações unificadas; mail & groupware; gestão de documentos/processos e rede social corporativa.
    A integração entre esses quatro quadrantes tecnológicos é o principal ponto de diferenciação da concorrência no mercado. «A nossa concorrência não tem soluções de comunicações unificadas com integração com uma rede social corporativa. A nossa concorrência não tem soluções de correio electrónico com integração com a gestão documental/processos, fazendo convergir as soluções de mail achiving e gestão documental, e com a possibilidade de arrancar e controlar a evolução de processos a partir de mensagens de correio electrónico», explica Raul Oliveira, acrescentando que a IPBrick é «a primeira solução no mercado das comunicações empresariais que parte da rede social corporativa para todas as formas actuais de comunicação e trabalho colaborativo». Esta visão da IPBrick sobre as comunicações empresariais é inovadora a nível mundial.
    A aplicação mais destacada da versão 6 é o IPBrick Cafe. «Entre os utilizadores que começaram a usar as versões beta e as várias release candidates, a aplicação de rede social empresarial, integrada com as comunicações unificadas, e como porta de acesso a todas as soluções IPBrick, é a estrela da versão 6. Para além de ser uma interface que pode ser usada em todo o tipo de dispositivos, inclusive os smartphones.»
    Crescimento de 20%
    Em 2013 a tecnológica facturou um pouco mais de 2 milhões de euros. As estimativas do CEO da IPBrick para este ano apontam para um crescimento de 20%. As previsões assentam na quantidade de projectos já confirmados e no facto de a nova versão, com todas as novas funcionalidades e melhorias introduzidas, ser uma ajuda para incrementar as vendas.
    Com mais de 6500 clientes, representando um universo de 1,3 milhões de utilizadores diários, a solução da empresa portuguesa tem implementações nos cinco continentes. Já ultrapassa as instalações em 50 países. O último país a fazer parte deste mosaico foi a Venezuela.
    O mercado internacional representa cerca de 20% da facturação da empresa. Raul Oliveira explica que as implementações no estrangeiro raramente contam com a colaboração da empresa, motivo pelo qual essa facturação só é referente ao software, que por sua vez já conta com o respectivo desconto para o canal de distribuição internacional. «Em números redondos, as vendas de software para o estrangeiro já são equivalentes às vendas para o mercado nacional», diz o gestor.
    As vendas de IPBrick em Portugal e no mundo são sempre feitas através de parceiros. Nalguns países são só revendedores, noutros já possuem distribuidores. Há também alguns parceiros OEM, o que significa que a solução IPBrick é comercializada nalgumas partes do mundo com outra marca. Por exemplo na Índia a IPBrick chama-se IPBloc, em Israel Vega IP e na Argélia Icosnet. Estes fabricantes OEM têm também o seu próprio canal de distribuição.
    A tecnológica tem cerca de 150 parceiros certificados em Portugal; no estrangeiro o número de parceiros certificados ronda os 20, entre master resellers e distribuidores. Raul oliveira explica ainda que em muitos países os parceiros distribuidores certificados pela IPBrick certificam eles próprios os seus revendedores, como acontece em Espanha, no Benelux, em Israel, na Índia, na Argélia, em Angola, na Malásia ou no Reino Unido.
    Três projectos nacionais recentes com IPBrick
    Agência para a Modernização Administrativa (AMA). A IPBrick está a implementar uma solução de contact center, que foi implementada recorrendo à integração nativa entre as comunicações unificadas e a gestão de documentos/processos.
    Centro Hospitalar de São João no Porto. A solução está a ser usada para o correio electrónico e ferramentas colaborativas por cerca de 6500 utilizadores.
    Águas da Região de Aveiro (ADRA). A solução de call center está assente na solução de comunicações unificadas IPBrick, com sistema de recolhas automáticas de contagens directamente dos utentes, na qual recentemente se integrou uma solução de TTS da Voice Interaction, um fabricante nacional.
    Principais novidades da versão 6
    Rede social corporativa. O IPBrick.Cafe é a área social, um espaço para mensagens de interesse global para a organização, uma área de notícias/informação, com possibilidade de gerir a conta e perfil do utilizador ou links para todas as aplicações com sistema single sign-on.
    Integração com comunicações unificadas. O Cafe tem um sistema de gestão de presença multicanal integrado, permitindo ver a disponibilidade dos utilizadores nos diversos serviços: voz, vídeo, e-mail e chat.
    WebRTC. Videochamadas sem necessidade de instalar qualquer software no PC, tablet ou smartphone. É requerido um browser com suporte para WebRTC (hoje em dia Chrome ou Firefox). Com uma extrema simplicidade, as videochamadas fazem-se via Cafe a partir da empresa e via PuP do exterior para dentro da empresa.
    Mobilidade. Com a nova versão todos os smartphones da organização podem estar permanentemente ligados à central de comunicações unificadas com toda a segurança. O mesmo mecanismo passa a ser usado para os telefones IP remotos. Desta forma a IPBrick 6.0 garante o suporte para gerir certificados SSL de todos os clientes VoIP (SIP). A passagem de um smartphone da rede Wi-Fi para a rede 3/4G é transparente para o utilizador (mantendo a segurança de uma VPN SSL).
    Página UCoIP Pessoal (PuP). Cartão de visita digital. Tem todos os canais de comunicação integrados de forma segura e à distância de um clique. Acessível e com um design personalizável por empresa, departamento ou indíviduo.
    E-mail & Groupware. Permite o acesso fácil a toda a informação através de multiplataformas, Thunderbird, Outlook, acesso Web e dispositivos móveis: Android e IOS, independentemente do sistema operativo. Integração com dispositivos móveis e Outlook 2013 utilizando o protocolo EAS (Exchange ActiveSync). Interface gráfica com novo layout e múltiplas interfaces (dinâmica, básica, smartphone e minimalista).
    IPBrick.BPM (iPortalDoc). Interface gráfica completamente renovada e simplificada, o que torna esta solução para a gestão de processos de negócio mais intuitiva.
    E-mail Archiving. Nova solução para arquivo e gestão de e-mails, com uma renovada interface para classificação e/ou encaminhamento. Permite gravar todos os e-mails enviados e recebidos, notifica os utilizadores sobre os e-mails a aguardar resposta. Estas notificações podem ser definidas por utilizador, tipo de entidade, cliente, fornecedor ou período de tempo. Sendo que todos os e-mails são geridos independentemente dos utilizadores envolvidos. Permite ainda associar e-mails a documentos/processos, bem como pesquisar e-mails numa interface própria.
    Link da notícia: http://www.semanainformatica.xl.pt/infra-estrutura/infra-estrutura/versao-6-da-ipbrick-ja-esta-no-mercado
    In Semana Informática
Install the CAFE on your iPhone: tap and then Add to homescreen